A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, participou, sábado (10/08), da “Career Expo”, palestra sobre mulheres em carreiras jurídicas organizada pelo Diretório Acadêmico XIII de Setembro da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). O evento aconteceu na região central de São Paulo.
Além de Raquel Gallinati, as advogadas Iris Rosa, Julia Nogueira, Marcelle Tasoko, Mariane Fernandes e Rosely Cruz também falaram sobre os desafios enfrentados em ambientes predominantemente masculinos durante a trajetória profissional.
Dados significativos foram apresentados por Raquel durante a palestra, como o contingente baixo de mulheres na Polícia Civil, o preconceito velado que ainda existe em algumas carreiras de um gênero para o outro e as atribuições legais do delegado na instituição.
No contexto do machismo velado no ambiente de trabalho, a delegada falou sobre o gaslighting, mansplaining e manterrupting, termos criados para sinalizar o machismo nas relações interpessoais e profissionais. “A partir do momento que elas entram no mercado e ousam ingressar em ambientes que antes eram considerados masculinos, obviamente há um desconforto por parte dos homens por saberem que há uma concorrência que antes não existia”, disse Raquel.