Na tarde de quarta-feira, 03 de outubro, a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e a advogada trabalhista Cintia Lima participaram da gravação do “Em discussão”, programa de TV Alesp, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Quem conduziu a entrevista foi a apresentadora Carla Francisco.
A gravação durou 50 minutos, divididos em dois blocos, e o tema da edição foi “Assédio moral e sexual no trabalho”. Raquel explicou, no âmbito criminal, o que pode ser considerado assédio no ambiente profissional e ressaltou a insistência que acontece com as mulheres, a exemplo dos termos criados para sinalizar o machismo nas relações.
“O Gaslighting é um tipo de abuso psicológico que faz com que a mulher ache que ela está equivocada em algum assunto, quando na verdade ela está certa. No Mansplaining, o homem explica algo óbvio para a mulher de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Já no Manterrupting, o homem interrompe a mulher insistentemente sem permitir que ela conclua uma frase ou sua linha de raciocínio”, esclareceu Raquel. E afirmou: “Muitas vezes, ela não percebe o que está acontecendo ao seu redor. Mas todos esses fenômenos relacionados à mulher podem acontecer no ambiente de trabalho”, acrescentou.
A advogada trabalhista citou exemplos reais de assédio moral e alertou em como agir nessas situações.
A edição gravada na quarta-feira vai ao ar no dia 24 de outubro, às 22h. O programa é exibido na TV aberta digital na capital (Canal 61.2) e para mais 16 cidades do interior paulista que compõem a Rede Legislativa. Nas programadoras de TV a cabo, a edição é transmitida no canal legislativo estadual. Quando o programa estiver disponível no site da Assembleia Legislativa, informaremos em nossos perfis nas redes sociais. Acompanhe!