A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Gallinati, participou da gravação da edição especial do programa “Prestando Contas”, na manhã desta sexta-feira (14/06). A atração da TV Alesp trouxe como tema “Crimes Cibernéticos” e teve a participação da desembargadora da 4ª Câmara Criminal do TJSP, Ivana David, e do advogado especialista em direito digital Luiz Augusto Filizzola d’Urso. O apresentador foi o jornalista Guga Mendonça.
Raquel iniciou o debate trazendo um panorama do assunto. “Os crimes cibernéticos também se praticam no mundo real e a investigação precisa ser atualizada, pois o mundo virtual pode ser instrumento para a prática de crimes como pedofilia, fraudes bancárias, extorsões, crimes contra a honra – como injúria e difamação – e todas essas formas podem ser praticadas através da internet. Aqui na Polícia Civil do Estado de São Paulo, todas as delegacias de polícia têm a competência e a atribuição de investigar tais crimes, além das especializadas como a de crimes de fraudes bancárias, no DEIC, e a de crimes de pedofilia, no DHPP”, afirmou.
Luiz Augusto falou sobre o caso recente do jogador Neymar Jr. “Com relação ao Neymar, houve, em sua defesa, uma publicação em seu Instagram de um vídeo em que ele filmou a sua conversa no WhatsApp que teve com a menina que o denunciou por estupro e, nesta conversa, ela o mandava fotos de nudez. Então, quando ele divulgou, houve uma mobilização da Polícia Civil do Rio de Janeiro pois, supostamente, teria cometido o crime de vazamento de fotos de nudez ou pornografia de terceiros sem a sua autorização com pena de 1 a 5 anos”, analisou o advogado.
Já a desembargadora Ivana disse que “o que a sociedade tem que saber é que a internet é um mundo à parte onde os crimes são cometidos, um nicho em que os mesmos crimes que eram cometidos anteriormente, hoje, podem ser praticados pelo meio virtual. E este meio põe uma extraterritorialidade. Eu posso praticar um crime com resultados no Brasil, mas estando na Rússia, por exemplo”. Ela citou o caso de vazamento de informações do celular do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, feita por hackers.
O “Prestando Contas – Especial” foi gravado no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A TV Alesp está levando os debates para fora do estúdio. A gravação durou cerca de uma hora e será exibida em julho na TV Alesp. A data será divulgada em breve em nossas redes sociais.
O programa é exibido na TV aberta digital na capital (Canal 61.2) e para mais 16 cidades do interior paulista que compõem a Rede Legislativa. Nas programadoras de TV a cabo, a edição é transmitida no canal legislativo estadual. Quando o programa estiver disponível no site da Assembleia Legislativa, informaremos em nossos perfis nas redes sociais. Acompanhe!