O SINDPESP apoia e parabeniza a deputada estadual Isa Penna, pelo seu olhar sensível e atuante na defesa das mulheres policiais vítimas de violência moral e sexual de gênero ocorrente no interior das instituições policiais.
O movimento da aguerrida deputada inova quando se atenta para as mulheres policiais, de todas as instituições.
As polícias, de forma geral, são compostas por menos de 25% de mulheres. E nessa condição de minoria, reflete-se uma visão desigual, que guarda para as mulheres policiais posições de menor destaque e de menor complexidade no trabalho policial.
Na Polícia Civil, as mulheres ocupam poucos cargos nos departamentos de investigação de crime organizado e poucos cargos de comando hierárquicos, como por exemplo no Conselho da Policia Civil, que é a máxima instância institucional.
Como se não bastasse, a violência de gênero, de cunho moral e sexual, entre colegas de trabalho, que constrange a mulher policial a um cotidiano laboral de maior dificuldade, existe e precisa ser alterada.
Obviamente, as instituições espelham a sociedade nas quais se inserem, e com a mesma ênfase que a violência contra mulher tem sido tratada pelo Estado na sociedade, precisa ser também coibida no interior das instituições policiais, sendo essa a grande importância da atuação da deputada estadual Isa Penna.
O SINDPESP atua com firmeza na defesa dos direitos das mulheres e, desta forma, agradece a iniciativa da deputada de organizar esse movimento com a inclusão das mulheres policiais e se coloca à disposição para a continuidade de todos os trabalhos.