A diretoria do Sindpesp participou, nesta quinta-feira, 11 de janeiro, da solenidade de posse da nova Diretoria Executiva, membros suplentes do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP). A chapa única “Juntos por dignidade” comandará a associação no triênio de 2018-2020.
O evento, apoiado pelo deputado Delegado Olim, aconteceu no plenário Juscelino Kubitscheck na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença de mais de 200 convidados, entre eles policiais civis, delegados, parlamentares e amigos e familiares.
Também estiveram presente no evento o delegado federal e assessor institucional da ADPF/SP, Adalto Machado; o professor e jurista, Luiz Flávio Gomes; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro, Wladimir Reale; o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal, Rafael de Sá Sampaio; a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins, Cinthia Paula de Lima; o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais de São Paulo, Eduardo Becker; o vice-presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Município de São Paulo, Ivan Pereira Gomes Pinto e a vereadora da Estância de Socorro, Edeli de Fátima Antunes de Almeida.
A mesa principal foi composta pelo deputado federal, Arnaldo Faria de Sá; o deputado Delegado Olim; o deputado estadual, Itamar Borges; o deputado federal, Gilberto Nascimento; o delegado geral em exercício, Julio Gustavo Vieira Guebert, a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati; o novo presidente eleito da Adpesp, Gustavo Mesquita, o presidente da Associação Nacional dos Delegados, Carlos Eduardo Benito Jorge e a desembargadora do TJSP, Ivana David.
O ex-delegado geral e atual vice-presidente da Adpesp, Abrahão José Kfouri Filho, fez um discurso emblemático a respeito da desordem que há entre os poderes Legislativo e Executivo e como essa relação influencia nas tomadas de decisões em prol da categoria. “Chega de penúrias! Que nesta Casa legislativa se renove a esperança e que se faça presente. O Poder Legislativo é independente e autônomo, deve fixar as leis e representar o povo”, concluiu, referindo-se às decisões dos deputados que afetam diretamente a Polícia Civil.
Para Raquel Kobashi Gallinati, “o brilhantismo da nova diretoria da Adpesp estende-se a todos que sempre honraram a Polícia Civil. Não existe democracia sem uma Polícia Civil forte e autônoma, por isso, a união entre as duas entidade devolve o espírito de dignidade à classe”, destacou.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá arrancou aplausos dos convidados ao dizer que “é necessário um forte trabalho para cobrar do Governo do Estado um funcionamento digno nos DPs de São Paulo. “Libera concurso para delegado, escrivão, investigador, mas a porta da delegacia nunca pode estar fechada, ela é a garantia à sociedade”, completou.
Em seu primeiro discurso oficial como presidente da associação, Gustavo Mesquita relembrou seu ingresso na carreira como delegado de polícia, o trabalho realizado na 3ª Delegacia da Divisão de Antissequestro do DHPP, onde atuou por três anos, e lamentou a falta de reconhecimento e investimentos na Polícia Civil de São Paulo por parte do Governo Estadual.
Contudo, Gustavo reiterou seu “compromisso de lutar pela consolidação e vocação institucional da Polícia Civil enquanto polícia de Estado. Em outras palavras, uma polícia investigativa, independente e desprovida de influências políticas de qualquer espécie, cujo único compromisso é pela defesa da sociedade no Estado Democrático de Direito”, salientou.
Após a leitura do Termo de Posse, os convidados foram recepcionados para um coffe break.
Confira todas as fotos do evento aqui: http://bit.ly/2D3aATc
Diretoria Executiva
Presidente – Gustavo Mesquita Galvão Bueno
Vice-presidente – Abrahão José Kfouri Filho
Secretário-geral – Fernando David de Melo Gonçalves
Secretário-geral suplente – Jaime Pimentel Junior
Tesoureiro-geral – Rodrigo Lacordia
Tesoureiro suplente – Ivan Cesar Alves Pereira
Diretor Jurídico e de Prerrogativas – Maurício José Mendes Rezende
Diretor Jurídico e de Prerrogativas suplente – Mauro Argachoff
Diretor de Mobilização, Logística e Assuntos Profissionais – Arnaldo Rocha Junior
Diretora de Comunicação Social – Beatriz Vinha Paschoal Pestilli
Diretora de Comunicação Social Suplente – Jacqueline Valadares da Silva
Diretor de Relações Institucionais – Daríu Elias Nassif
Conselho Fiscal Efetivo
Milton Rodrigues Montemor
Antonio José Fernandes Vieira
Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg
Conselho Fiscal Suplente
Manoel Luiz Ribeiro Junior
José Ricardo Arruda Marchetti
Conselho de Ética Efetivo
Roberto Maurício Genofre
Celi Paulino Carlota
Renato Pupo de Paula
Conselho de Ética Suplente
Eder Galavoti Rodrigues
Marcio Marques Ramalho