O Sindpesp manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Delegado Marcos Roberto Alves da Costa, ocorrido nesta segunda-feira (21).
O Dr. Marcos atuava na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araçatuba e era responsável pela delegacia de Gastão Vidigal. Ele foi encontrado morto em uma viatura descaracterizada dentro de um córrego na região de Vicentinópolis. Segundo informações obtidas junto a policiais na região, o Dr. Marcos Roberto Alves da Costa foi chamado durante a madrugada para atender uma ocorrência em Gastão Vidigal (SP) e teria sido vítima de acidente de trânsito no trajeto.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo lamenta com muito pesar a morte do valoroso colega Dr. Marcos que estava no cumprimento de sua missão. Os policiais do Estado de São Paulo enfrentam rotinas extenuantes, principalmente no Interior, com deslocamentos diários por rodovias e plantões que podem alcançar mais de 36 horas ininterruptas. Muitos não encontram tempo para estarem com suas famílias.
O déficit de policiais obriga o delegado a responder por mais de uma delegacia, impedindo o seu descanso e violando as leis mais básicas da OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Segundo o quadro fixado pelo Governo do Estado de São Paulo, faltam mais de 15 mil policiais em todas as carreiras na Polícia Civil do Estado de São Paulo. A vida do polícia está sendo colocada em risco não somente no combate ao crime mas principalmente por descaso do governo.
O Sindpesp se solidariza com a família e amigos neste momento doloroso.