O Delegado de Polícia de São Paulo, Ronaldo Sayeg, lançou na última quarta-feira (22/05), o livro “O Inquérito Policial Democrático – Uma visão moderna e contemporânea”. Autoridades policiais e outras personalidades do âmbito acadêmico e jurídico prestigiaram o evento na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, capital paulista. A obra tem prefácio da professora Marta Saad e apresentação do professor e membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani.
José Vicente Barreto Fonseca, vice-presidente do SINDPESP, representou a entidade no evento. Ivana David, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo; Ruy Ferraz Fontes, delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo; Elisabete Sato, delegada-geral adjunta; Rui Baracat Guimarães Pereira, diretor da Corregedoria; Julio Guebert, diretor da Acadepol; Jorge Cury, coordenador do Curso Superior de Polícia; Mario Palumbo, Supervisor do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA); Rafael Francisco Marcondes de Moraes, Carlos Afonso Gonçalves, Denise Baptista, delegados de polícia e professores da Acadepol; Jaime Pimentel Junior, coordenador dos cursos de pós-graduação da Acadepol; Osvaldo Evangelista Junior, delegado de polícia, entre outras autoridades, marcaram presença no lançamento.
Publicada pela Editora Lumen Juris, a obra é resultado da observação profissional e acadêmica além do tradicional enfoque jurídico, constitucional e democrático do inquérito policial. Modernidade na tramitação, novas vertentes quanto a atuação do delegado de polícia, compliance em sede de inquérito policial e reformulação de alguns princípios e perspectivas são alguns dos pontos tratados por Sayeg.
O livro traz ainda modelos de documentos a serem utilizados em sede de inquérito policial.