O SINDPESP, Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo parabeniza os 250 delegados aprovados do concurso – DP2017 nomeados hoje (01/02). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
Após forte intervenção do SINDPESP perante à imprensa e à sociedade, o Executivo, enfim, começou a dar sinais de ações voltadas para a segurança pública. A insatisfação das polícias culminou na maior mobilização da história dos profissionais de segurança pública do estado de São Paulo com participação de cerca de 10 mil pessoas em repúdio ao anúncio deboche de reajuste salarial de 5% e ao pacote de medidas feitos pelo governador João Doria em outubro de 2019.
“A nomeação é o primeiro passo, mas o trabalho continua no sentido de cobrar a posse dos aprovados, a nomeação dos candidatos aprovados para os cargos de investigadores e os remanescentes dos concursos de 2017. Esses candidatos podem contar com o nosso empenho”, afirma a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati.
No entanto, que somente a aprovação para essas vagas não completam o quadro de policiais que está defasado. A instituição amarga hoje um deficit de 12.985 policiais , segundo dados do Defasômetro atualizado em 31/12.
De acordo com avaliação do SINDPESP a defasagem vai aumentar ainda mais porque os últimos dados apontaram ao menos 972 pedidos de aposentadoria protocolados somente no mês de dezembro de 2019. “Vamos continuar lutando para que o governador cumpra com as suas promessas de campanha e recomponha os quadros da Polícia Civil, que sofre há mais de 20 anos com a falta de investimentos”, afirma Raquel.
O SINDPESP vai acompanhar de perto o prazo para posse dos delegados nomeados.