O telejornal Link, da Record News, veiculou na noite desta quarta-feira, 13 de fevereiro, entrevista ao vivo com a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, sobre a transferência de líderes de facções criminosas para presídios federais.
Raquel esclareceu que a decisão do Governo é uma estratégia para enfraquecer o crime organizado. “É uma forma de isolar as grandes lideranças das facções para que não mantenham comunicação entre si”, disse a presidente.
Questionada sobre a agilidade da Polícia Civil de São Paulo em conter possíveis ataques de criminosos devido à transferência, Raquel ressaltou que “é necessário que o Governo do Estado firme um compromisso de investir, contratar e valorizar os policiais. Desta forma, a Polícia Civil tem todo conhecimento para combater de forma veemente o crime organizado”, avaliou.
Ela salientou ainda que o anúncio da transferência dos líderes foi feito um dia após a condenação do traficante mexicano El Chapo, preso desde 2016. “É um movimento mundial contra o crime organizado e coaduna com as propostas do ministro Sérgio Moro, de combater a corrupção e a criminalidade”, finalizou Raquel.