Fórum “Mitos & Fatos” da Rádio Jovem Pan discute Segurança Digital

Uma nova edição do Fórum “Mitos & Fatos” aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30. O tema principal do evento foi “Segurança Digital” e contou com a presença de personalidades importantes do meio jurídico e digital que abordaram questões de proteção de dados, fake news e modelos de sistemas tecnológicos para  melhorar  a investigação criminal. Representando o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, a presidente Raquel Kobashi Gallinati, esteve presente e concedeu entrevista para a Rádio Jovem Pan, organizadora do encontro.

A palestra de abertura ficou por conta do Chefe da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) no Brasil e delegado federal, Rodrigo Bartolamei. Ele comentou como são feitas as relações das bases da organização, esclareceu alguns mitos sobre penas para imigrantes fugitivos, explicou a respeito dos avisos que são divididos em cores de acordo com a sua finalidade, as chamadas “difusões existentes”, e comentou ainda, sobre os fatores de influência na atuação das forças de segurança pública.

O primeiro painel discutiu exclusivamente sobre segurança e o fim da fronteira entre o online e offline. O delegado de polícia do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), Luiz Fernando Ortiz, foi um dos participantes e apontou as mudanças ocorridas nas investigações de crimes eletrônicos, uma delas, a instalação do laboratório especializado dentro do DIPOL. “Ele oferece suporte para obter dados, conseguir as informações que foge do conhecimento técnico do policial civil. Hoje, boa parte dos crimes que antes não eram nem noticiados como difamação, crimes contra a honra já tem algum reflexo e possuem uma proporção maior”, argumentou o delegado.

Questionado sobre os padrões de tecnologia da Polícia Civil como um todo, Ortiz ressaltou que, em São Paulo, a instituição trabalha com a parte mais sofisticada de tecnologia, desde a parte de biometria até a implementação do inquérito eletrônico. “Estamos abandonando totalmente o papel e estamos integrados com o Poder Judiciário. Esse tipo de atividade também acaba impactando porque desburocratiza o procedimento”, disse Ortiz.

Participaram também deste painel o coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo, José Vicente Silva, o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança, Rodrigo Lopes Xavier, e o diretor de soluções e engenheira da NEC Brasil. A mediação do painel foi feita pelo colunista de tecnologia da Jovem Pan, André Lima Miceli.

Os painéis seguintes trataram a respeito dos riscos dentro de casa com conexões de Wi-Fi, leis de proteção de dados, e as ameaças das Fake News à segurança pública.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu