FÓRUM IACC: Painéis sobre crimes cibernéticos e enfrentamento da corrupção marcam primeiro dia de evento

Durante todo o dia desta terça-feira (26/11), aconteceu em São Paulo, o primeiro dia do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade. O evento é uma realização do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP); do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF SP), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF SP),  e da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP).
O IACC é organizado e promovido pela empresa Sator, com patrocínio da
TechBiz Forense Digital.

A abertura do evento ficou por conta da presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, que falou sobre a importância da discussão sobre segurança pública e tecnologia aplicada ao combate à criminalidade. “Em um momento delicado como o que vivemos hoje, é indispensável não só um maior investimento em tecnologia, mas também na reposição dos quadros funcionais das instituições para que elas possam continuar o trabalho de desmontar quadrilhas que agem em todas as esferas, tanto públicas quanto privadas”, apontou.

O primeiro painel do dia, com o tema “Fortalecimento da Polícia Judiciária”, abordou os desafios das instituições, o papel na segurança pública e a autonomia institucional. Participaram desta edição, além de Raquel Gallinati, o delegado de Polícia Civil do DF e secretário-executivo do CONCPC, Kleber Luiz da Silva Jr; o delegado de Polícia Federal e pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs), Guilherme Cunha Werner;  e a desembargadora do TJSP, Ivana David.

No segundo painel, sobre os “Desafios para o enfrentamento da corrupção”, os convidados abordaram o crime institucionalizado e a implementação de inovações em prevenção primária, controle, detecção, repressão e recuperação de ativos. Participaram o presidente da ADPF, Edvandir Felix Paiva; os delegados de Polícia Federal, Cleyber Malta Lopes e Jorge Pontes; e o delegado de Polícia Civil, Francisco Sannini Neto.

“Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revenge porn”, foi o tema do terceiro painel do dia. Nele, foram discutidos estratégias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e tecnologias para prevenção e identificação de crimes cibernéticos. A presidente do SINDPF SP e diretora da ADPF SP, Tania Prado; o advogado e coordenador da Digital Law Academy e CyberLaw Commission, Coriolano Almeida Camargo; a desembargadora Leila Chevtchuk; o advogado especialista em Cibercrimes e Presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados, Luiz Augusto Filizzola D’Urso e o delegado de Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral e o delegado de polícia e membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA), Higor Vinícius Nogueira Jorge, participaram deste painel.

Encerrando as atividades do primeiro dia de evento, o último painel discorreu sobre “Organizações criminosas”, e abordou os laboratórios de lavagem de dinheiro e crimes eletrônicos, além da nova lei de abuso de autoridade. Os convidados para participar desta edição foram o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita; o delegado de polícia divisionário, Francisco Petrarca Ielo Neto; o diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), Caetano Paulo Filho; e o diretor da ADPF SE, Márcio Alberto Gomes Silva.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu