O sexto painel do Fórum IACC abordou pontos sobre as tecnologias para Segurança Pública: Big Data, IOT e Inteligência Artificial; Cybersecurity e Prevenção de fraudes; Crimes cibernéticos; Avanços tecnológicos e segurança no controle de fronteiras.
Para tratar do tema, foram convidados o delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), Luiz Fernando Zambrana Ortiz, o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Guilherme Caselli de Araújo, e o CEO da TechBiz, Giovani Christófaro. A moderação do painel ficou por conta do delegado de Polícia Federal da ADPF Rio de Janeiro, Erick Blatt.
Luiz Fernando abordou a questão do tratamento de dados. “Hoje, não se pode apenas realizar o estudo de uma parte, mas do todo e, aí sim, aplicá-lo nesta parte. Isso pode mudar a forma de como as polícias trabalham”, analisou.
O CEO da TechBiz, Giovani Christófaro, falou sobre o uso de ferramentas tecnológicas na Segurança Pública. “A arte da investigação é de vocês. Quando chegamos com ferramentas novas, somos apenas fornecedores, e vocês são os que usam a habilidade de aplicar a inteligência”, elogiou.
O moderador Erick Blatt, ressaltou que “é necessário investimento em treinamento e capacitação tecnológica, aquisição de equipamentos e novos profissionais”. Porém, “a efetividade está diretamente ligada ao investimento na polícia”, completou.
Guilherme Caselli comentou que “cada vez mais o viés de investigação da Polícia Judiciária é investigar grandes organizações criminosas e o maior desafio é fazer uma coleta probatória que seja robusta para o inquérito”.