Entidades e profissionais ligados à Segurança Pública, entre eles o SINDPESP, participaram, na tarde desta quinta-feira (19/09), do lançamento da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção ao Suicídio dos Profissionais de Segurança Pública, coordenada pela deputada estadual Adriana Borgo. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), contou com a participação do delegado de Polícia Civil aposentado, Luis Gabriel Sampaio Garcia, que representou o SINDPESP.
A deputada Adriana Borgo iniciou a programação falando sobre a importância da saúde e preservação da vida dos profissionais da área. “Esse encontro amplia a causa para que possamos chamar a atenção das autoridades e da sociedade para esse problema que atualmente assola os profissionais de segurança pública”, afirmou.
O evento contou com palestras que abordaram a questão da saúde mental, o acolhimento e a comunicação como formas de prevenção ao suicídio. A psicóloga Andressa Vinci de Castro abordou casos reais de pacientes atendidos por ela durante a sua experiência no tratamento de profissionais do setor.
O psicólogo Edson Carlos dos Santos explanou sobre o título “Prevenção ao suicídio: falar é a melhor solução”. E encerrando o ciclo de palestras, o teólogo com especialização em psicologia da comunicação humana, Samuel Borges, falou sobre sua experiência pessoal de perdas e também do trabalho que realiza em prol da vida.
Também estiveram presentes no evento o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, e o diretor da Acadepol, Júlio Guebert.