Entidades de classe da segurança pública e do sistema de Justiça se reuniram, nesta sexta-feira (23/08), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O encontro foi organizado pelo deputado federal Luiz Flávio Gomes, em São Paulo, para discutir o Projeto Anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Um grupo especial de deputados federais analisa o texto, que será encaminhado ao Plenário para votação após as discussões.
Pelo SINDPESP estiveram o diretor Fernando Cesar de Souza e a delegada de polícia Dannyela Gomes Pinheiro.
Participaram também o diretor do SINDPF SP, Adalto Machado; o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita; o diretor da ADPESP e secretário-geral do SINDPESP, Arnaldo Rocha Junior; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira; representantes das entidades da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e OAB.
Fernando Cesar enfatizou que “são importantes não só as mudanças legislativas, mas também o investimento na Polícia Judiciária”. Os representantes da segurança pública comentaram ainda que uma melhoria na persecução penal ajudaria, de forma mais rápida, a desarticular as organizações, identificar os criminosos e promover uma investigação baseada em provas.
Maia informou que analisará o projeto por mais três ou quatro semanas. “Alguns querem votar logo, mas eu não vou tratar desta forma. O que eu gostaria é que vocês, dentro do que está sendo discutido na Comissão, dessem a contribuição para este projeto”, afirmou o presidente da Câmara.
Ficou decidido entre os participantes que haverá um novo encontro das entidades de classe, mas, desta vez, com o grupo especial da Câmara que analisa o Pacote Anticrime.