As diretorias do Sindicato e da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP e ADPESP) estiveram reunidos com os deputados estaduais Teonílio Barba e José Américo, na Assembleia Legislativa de SP, para reforçar a pauta de reivindicações da Polícia Civil e tratar de questões exclusivas da classe. O encontro aconteceu na última terça-feira, 09 de abril.
Foram ressaltados pontos específicos, como a pauta elaborada pelas entidades com as 10 medidas de modernização da Polícia Civil. Para o SINDPESP e a ADPESP, o documento garante a valorização dos policiais civis e melhores resultados à sociedade.
Ainda sobre o sucateamento em que a PC ainda está submetida, as lideranças relembram a necessidade de novas contratações para cobrir o déficit que já supera 13 mil policiais no estado de São Paulo, cerca de 32,75% do total previsto em lei. Dados do Defasômetro do SINDPESP mostraram ainda que faltam 776 delegados de polícia, doze cargos vagos a mais do que fevereiro.
As entidades representativas também apresentaram aos parlamentares um estudo técnico sobre a PEC 3, projeto de autoria do deputado Campos Machado, que pretende equiparar a remuneração dos delegados à dos defensores públicos. Os parlamentares concordaram com o pleito da classe e demonstraram interesse pela aprovação do projeto.
Pelo SINDPESP, estiveram a presidente e o vice, Raquel Kobashi Gallinati e Gilberto de Castro Ferreira. Pela ADPESP, estiveram o presidente, Gustavo Mesquita, o secretário-geral, Fernando David, e o diretor da associação e secretário-geral do SINDPESP, Arnaldo Rocha Junior. Participaram ainda os delegados de polícia Rodrigo Falcão e Malcon Richard.