Lançado pela editora Cultural Cavalheiro, com 500 exemplares à venda, a obra do Delegado de Polícia Alexandre Gargano Cavalheiro, de 52 anos, o livro “O Informante – Uma história sem heróis”, concorre ao prêmio “Guarulhos de Literatura” na categoria de melhor livro do ano, em evento promovido pelo escritor Auriel Filho, em parceria com empresários da cidade.
O autor conta a história de um menino nascido em uma comunidade de São Paulo que, depois de se apaixonar por uma garota de programa, entra para o mundo das drogas e vivencia o universo dos chefes do tráfico e deste mercado sombrio. Em entrevista ao Sindpesp, Cavalheiro revela que o romance é fictício, mas retrata cenários reais da sociedade.
Durante os 29 anos de carreira, Alexandre trabalhou por oito anos no 77º DP, Santa Cecília, região da Cracolândia, em São Paulo. No Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), atuou nove anos, depois trabalhou no DEIC, Departamento Estadual de Investigações Criminais. Esteve à frente de investigações no combate aos crimes de organizações criminosas, lavagem de dinheiro, tráfico intermunicipal e interestadual.
A ideia de escrever o livro surgiu depois de seu trabalho no Denarc: “Tive o cuidado de não expor ninguém mas, depois de anos vivenciando os problemas da Cracolândia, adquiri uma visão mais ampla dessa realidade e posso dizer que quem se envolve com o tráfico sempre se dá mal e acaba tendo sua vida destruída, seja como usuário ou traficante”, conclui.
A divulgação dos vencedores acontece no dia 4 de novembro, às 18h30, no Espaço Novo Mundo – Livraria Nobel do Jardim Maia. A venda dos livros está disponível apenas no site de Alexandre Cavalheiro. Para comprar, acesse: www.alexandrecavalheiro.com.br.