DDM só vai funcionar dia e noite depois que governador sancionar a lei

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou – nesta quarta-feira (05) – o projeto de lei nº 91, de 10 de março de 2017 (tendo como autora a deputada estadual Beth Sahão), que garante o funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) de maneira ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Mas isso ainda não está valendo, pois precisa da sanção do governador, que não aconteceu. A sanção poderá ser realizada pelo atual governador, Márcio França (PSB), ou pelo governador eleito, João Dória (PSBD).

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) apoia a medida e a considera necessária diante dos recorrentes crimes cometidos contra as mulheres. Destaca, ainda , a capacidade e especialidade que policiais das DDMs têm para enfrentar situações que exigem extremo cuidado ao lidar com vítimas fragilizadas pela violência e crueldade dos agressores. É preciso, entretanto, contratar mais policiais civis.

Segundo o último “Defasômetro” (atualizado em 30 de novembro de 2018), faltam 13.351 policiais civis em todo o estado e, atualmente, não é difícil encontrar agentes que trabalham em péssimas condições, tendo que suprir a falta de outros profissionais, estando limitados para oferecer toda a potencialidade de seus serviços.

Manter a DDM aberta 24 horas, sete dias por semana, é extremamente importante mas, junto com essa medida, a contratação de novos policiais civis teria que ter sido prevista para proporcionar à população a melhor prestação de serviço da Polícia judiciária.

“A realidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo, hoje, é a de um déficit que supera 13 mil policiais. Deveriam ter sido criados novos cargos”, avalia a presidente do SINDPESP, Raquel Gallinati. “Há a necessidade urgente de contratação de policiais, que hoje já trabalham de forma desumana, inclusive tendo seus direitos desrespeitados não só pelas leis vigentes nacionais, como internacionais”, completou.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu