O Conselho da Polícia Civil do Estado de Paulo publicou uma nota de esclarecimento após repecurssão na imprensa sobre o plano de contigenciamento anunciado ontem (26), pelo delegado geral de polícia adjunto, Waldir Antonio Covino Junior. Leia o documento completo:
O Egrégio Conselho da Polícia Civil, diante da repercussão dada a uma solicitação destinada ao público interno e que, sem autorização ou conhecimento da Administração, transitou por redes sociais e, consequentemente, pelos meios de comunicação na data de ontem, pela unanimidade de seus membros, em sessão realizada nesta data, aprovou a presente nota para esclarecer que:
O Dr Waldir Antonio Covino Junior, Delegado Geral de Polícia Adjunto em Exercício, recebeu do Dr. Youssef Abou Chahin, Delegado Geral de Polícia, a incumbência de solicitar aos Diretores de Departamento da Polícia Civil, estudos relativos a planejamento de ações a ser aplicado em caso de emergência, visando única e exclusivamente à manutenção em níveis ao menos satisfatórios dos trabalhos de polícia judiciária e do atendimento à população.
O Conselho da Polícia Civil entende que o momento financeiro pelo qual atravessa o País é crítico e, justamente por tal motivo, seus integrantes procuram sempre antecipar-se a eventuais situações de crise, a fim de que a população paulista não seja prejudicada em seus direitos e garantias. Nenhuma instituição pública – e particularmente uma do porte da Polícia Civil do Estado de São Paulo – pode trabalhar olhando apenas para o dia a dia. Visão de futuro e planejamento estratégico são fundamentais em qualquer área de atuação.
O Dr. Waldir Antonio Covino Junior, dentre suas funções, é o responsável pela análise e pelos estudos referentes à finanças e orçamentos relativos à Polícia Civil. Assim, ele transferiu para o documento por ele redigido todas as preocupações que lhe são bastante conhecidas mercê de sua rotina diária, uma vez que tem sempre à sua frente todas as planilhas relativas aos recursos, as quais, dentre outros assuntos, são diariamente discutidas com o Excelentíssimo Senhor Delegado Geral de Polícia.
Ressaltamos que a administração da Delegacia Geral de Polícia, bem como a de todos os Departamentos que compõem a Polícia Civil Bandeirante – cujos respectivos Diretores integram este Conselho – sempre foi e sempre será feita de forma prudente e responsável, visando única e exclusivamente à manutenção e à eficiência dos serviços prestados à população do Estado de São Paulo.
Sala de Reuniões do Conselho da Polícia Civil, aos 26 dias do mês de julho do ano de 2017.
Fonte: APCS – lm (c)