O Sindpesp informa que de acordo com a Portaria SPPREV-236, de 16/11/2021, todos deverão realizar o Censo Previdenciário 2022 deste ano. O procedimento é obrigatório e quem não fizer terá o benefício suspenso.
O Censo terá duas etapas distintas, confira:
1ª etapa – Atualização Cadastral Online: será necessário atualizar os seus dados pelo site da SPPREV, no canal Serviços Online aos Beneficiários, ou pelo aplicativo da autarquia para smartphones.
Após concluir a atualização cadastral, o sistema emitirá um comprovante, que poderá ser salvo e impresso pelo beneficiário.
2ª etapa – Recadastramento (Prova de Vida): que já era realizado anualmente por todos os aposentados e pensionistas e foi suspenso por conta da pandemia. O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do beneficiário, exceto no caso de pensionistas universitários, que devem se recadastrar semestralmente, nos meses de janeiro e julho.
A Prova de Vida pode ser realizada em qualquer unidade da SPPREV ou agência do Banco do Brasil. É necessário apresentar um Documento Oficial com foto (RG, RNE, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Trabalho – CTPS, etc);
Acesse o site para mais informações: http://www.spprev.sp.gov.br/RecadPensio.aspx
Acesse o Diário Oficial para ler a Portaria