O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo externa sua enorme satisfação com o retorno da Corregedoria Geral da Polícia Civil à Delegacia Geral de Polícia, reconhecendo as incansáveis gestões junto à Secretaria da Segurança e ao Governo do Estado por parte do Conselho da Polícia Civil, notadamente de seu presidente, Dr. Youssef Abou Chahin, Delegado-Geral de Polícia, e do digno Corregedor-Geral, Dr. Domingos Paulo Neto, para que essa antiga reivindicação dos policiais civis pudesse ser atendida.
De fato, a medida adotada pelo Governo, e que, por justiça, merece nossos aplausos, a despeito de tudo o mais que deva ser feito, corrige uma grave distorção na estrutura organizacional da Polícia Civil, que desde 2009 deixou de contar com um órgão de controle interno, sob o pretexto de que haveria necessidade de maior autonomia do órgão corregedor, vinculando-o, de forma contraditória, a nível hierárquico mais suscetível a fatores contingenciais políticos.
O sindicato apoiará toda medida em reforço à autonomia funcional da Polícia Civil, para que ela possa, como Instituição com guarida constitucional, e a partir de suas escolhas estratégicas, atuar sempre, na repressão a crimes, prevenção de infrações funcionais e eventual aplicação de sanções, dentro dos padrões da legalidade, técnica e justiça!