A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jacqueline Valadares, o assessor jurídico da entidade, Mário Leite de Barros Filho, e Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol Brasil), entidade ao qual o Sindpesp tem parceria em âmbito nacional, participaram da reunião de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no grupo de Segurança Pública.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo, na capital, na tarde desta 3ª feira (13/12).
Os especialistas que fazem parte da equipe de transição na seara da Segurança Pública têm acesso a conteúdo sobre a estrutura organizacional da pasta; aos programas, projetos e ações em andamento; bem como às pautas que requeiram adoção de providências imediatas.
Durante a reunião de hoje, a presidente do Sindpesp apresentou propostas no sentido de promover a recuperação gradual da estrutura da Polícia Civil (defasada em mais de 16 mil homens), proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, valorizar a Polícia Judiciária e resgatar a dignidade salarial da instituição. São Paulo é um dos estados do Brasil que mais paga mal suas forças de segurança.
Jacqueline salientou que a adoção de tais medidas vai otimizar a investigação criminal, com direito a reflexos positivos na segurança da população, ou seja, na ponta.
Ao final do encontro, o deputado federal Guilherme Muraro Derrite, o Capitão Derrite (PL), indicado para secretário de Estado de Segurança Pública na próxima gestão, anunciou o delegado de Polícia Artur Dian como novo delegado-geral de SP e Gilson Cézar Pereira da Silveira como delegado geral-adjunto do estado.
Também estiveram presentes na reunião de trabalho a deputada estadual Graciela de Lourdes David Ambrósio, a delegada Graciela (PL); o vereador e deputado estadual suplente Marco Antonio Bioto (União Brasil), entre outras autoridades representativas de classe.