Principais Realizações do Sindpesp em 2017

Visita às 70 delegacias seccionais do Estado. O Sindpesp constatou in loco a falta de investimento do Governo do Estado na Polícia Civil, ocasionando deficiência de material, de estrutura e a falta de policiais. Com essas informações, houve abertura de espaço na mídia regional, estadual e nacional para denunciar o sucateamento da Polícia Civil.

Participação efetiva nas discussões em oposição à PEC 287/PEC da Previdência, em grupo liderado pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá e demais grupos temáticos como o de carreiras de Estado, presença marcante em eventos, manifestações e viagens à Brasília

Fonte para duas reportagens de impacto no jornal “O Estado de S.Paulo”, uma delas com destaque da página inteira, denunciando o desmonte e sucateamento da Polícia Civil.

A presidente do Sindpesp esteve em São José do Rio Preto expressando aos veículos de comunicação a indignação e revolta dos colegas sobre a falta de efetivo da Polícia Civil, em razão da morte de um delegado de polícia que acumulava três cidades da região, em acidente de trânsito com sua viatura no percurso entre um município e outro.

Realização do I Simposio Sindpesp “Novos Rumos da Polícia Judiciária”, que gerou enunciados registrados em cartório sobre os anseios da classe. Para relembrar, clique aqui

Idealização, criação e produção do programa de televisão “Segurança Pública em Debate”, em parceria com a TV Guarulhos e a TV São Paulo, espaço que permite aos delegados de polícia expressarem suas ideias.

Implementação de Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de reestruturação do website e criação de redes sociais do Sindpesp.

Participação em Consegs, abrindo canais de comunicação com a sociedade civil, realizando palestras no sindicato sobre assuntos de interesse geral da segurança pública, recebendo líderes dos conselhos e pessoas da comunidade.

Criação e concepção de uma cartilha à sociedade civil explicando o que é e o que faz a Polícia Judiciária.

Representação ao CNJ e requerimento para instauração de inquérito policial, respectivamente, contra juízes e policiais militares, no caso dos pedidos de mandado de busca e apreensão feitos por oficiais e deferidos por magistrados, em casos de usurpação de funções de polícia judiciária.

Representação ao CNJ e à corregedoria geral do TJSP contra a resolução do presidente do TJM/SP.

Participação efetiva no 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado em São Paulo, além da presença em diversos simpósios e congressos em âmbito nacional, das polícias civil e federal, inclusive no de Gramado (RS), como palestrante, em que houve participação do juiz Sergio Moro, representando os delegados de polícia de São Paulo, promovendo aproximação positiva com colegas de outros estados.

Participação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em Brasília, expondo em âmbito nacional o desmonte e sucateamento da Polícia Civil paulista pelo Governo do Estado.

Colaboração com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal regional São Paulo na realização do I Simposio Nacional de Combate à Corrupção, participação em mesas de debates e palestras, estreitando ainda mais os laços com os delegados federais.

Ampliação do setor jurídico, promovendo ainda mais proteção jurídica para a defesa dos interesses individuais dos delegados de polícia de São Paulo, oferecendo novas modalidades de ações.

Criação do setor de Benefícios para os associados, com inúmeros serviços relacionados a lazer, saúde e bem estar.

Após Assembleia Geral Extraordinária e consulta à classe, houve ajuizamento de dissídio perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para reajuste salarial.

Presença constante na imprensa, em todos os segmentos, criticando o déficit de efetivo da Polícia Civil e o pior salário do Brasil pago aos delegados de polícia de São Paulo, exercendo uma pressão decisiva para que o Governo chamasse grande parte dos aprovados nos concursos de 2013, embora centenas ainda aguardem a vez.

Criação de um banco de imagens do péssimo estado de várias unidades policiais. Divulgação estratégica à imprensa dessas imagens.

Fonte para reportagem de Capa da Veja São Paulo, que mostrou a penúria e o descaso do Governo de São Paulo para com a polícia judiciária.

Fonte idealizadora e principal para realização de reportagem principal do programa Fantástico, da Rede Globo, mostrando as dificuldades imensas que atravessam as polícias civis de alguns estados, com foco em São Paulo.

Defesa intransigente, através de notas públicas e entrevistas à imprensa, do delegado de Polícia Dr. Waldir Covino, após seu e-mail, que falava em contingenciamento de gastos, ter “vazado” e gerado grande repercussão. Defesa e assessoramento de comunicação do delegado Dr. Rodrigo Galazzo, criticado injustamente na imprensa por ter realizado operação policial em residência de filho de Lula. O Sindpesp viabilizou entrevista do delegado, além de ter emitido nota. Defesa do delegado seccional de Guaratinguetá, Dr. Marcio Ramalho, após declarações em emissora de radio revelando a penúria da instituição na região. O Sindpesp emitiu nota pública de apoio.

Denuncia do péssimo estado do Garajão da Polícia Civil, com inserções na mídia, inclusive no SP2 da TV Globo São Paulo, o telejornal mais visto do país, com subsequente decisão do Governo de interditá-lo e finalmente permitir a sua reforma.

Criação do índice denominado “Defasômetro”, atualizado mensalmente através de consulta periódica e fidedigna ao Diário Oficial do Estado, para colheita de dados. O índice indica quantos policiais civis estão faltando no efetivo da instituição. O número tem se tornado referência na sociedade e também na mídia.

Participação ativa em reuniões de trabalho para que seja aprovada a PEC-7 do deputado estadual Delegado Olim.

Lançamento do livro “Garantias Institucionais do Delegado de Polícia e o Exercício da Soberania Estatal”, com distribuição gratuita, a fim de fomentar o debate sobre as prerrogativas do delegado. No evento, foram realizadas homenagens a delegados de polícia que se destacaram no ano.

Sucesso na Ação Civil Pública em que o Sindpesp pedia na Justiça para que o Governo do Estado preenchesse as vagas existentes na instituição, chamando todos os aprovados nos últimos concursos e criando novos certames. Em março, o MP deu parecer favorável ao pedido do sindicato.

Representação na DGP visando o reconhecimento de 20% do adicional noturno.

Vitoria em ação judicial que garante a permanência na classe no momento em que se aposenta, sem a necessidade de pagamento de “pedágio”.

Apoio à chapa única das eleições da Adpesp, o que gerará pela primeira vez a união das entidades de classe que representam os Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu