O Sindpesp, representado por sua presidente, Raquel Gallinati, e pela diretora Juliana Ribeiro, participou da abertura da exposição em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento foi realizado no Theatro Municipal de São Paulo pela Galeria VerArte e pelo Projeto de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos (Avarc), que visa fortalecer medidas de proteção às vítimas de crimes.
A exposição contou com 12 obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros. Em parceria com o Avarc, a presidente do Sindpesp é co-autora do texto do projeto de lei que cria o Estatuto da Vítima, que visa assegurar às vítimas o direito à comunicação, defesa, proteção, informação, apoio, assistência, a atenção, ao tratamento profissional, individualizado e não discriminatório.
O evento foi idealizado pela promotora de justiça Celeste Leite dos Santos, uma das criadoras do Avarc. A advogada e doutora em Direito Constitucional, Gabriela Araújo, também contribuiu para a idealização da exposição. Gabriela é coordenadora do Grupo Prerrogativas e Diretora de Comunicação do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, membro consultora da Asociación Americana de Juristas (AAJ), organização não governamental com representação permanente perante a ONU.
Entre as autoridades presentes, estavam o deputado estadual Emídio de Souza, a presidente do Fundo Social do Estado, Bia Doria e a desembargadora Ivana David.
A exposição teve o apoio da Associação Paulista do Ministério Público de São Paulo, Metrô, Instituto Não Aceito Corrupção, entre outros.
Acesse o projeto de lei aqui