O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP, por intermédio da sua presidente Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, vem a público contestar e repudiar as declarações do Governador do Estado de São Paulo João Dória, no programa do jornalista José Luiz Datena, nesta quinta-feira, dia 18/11/2021, ocasião em que afirmou que o reajuste salarial, que será concedido aos policiais civis e militares paulistas, não será estendido aos policiais aposentados.
A decisão do Chefe do Poder Executivo paulista é totalmente ilegal e injusta, uma vez que viola, direito e garantia dos policiais civis, garantidos pela Constituição Federal.
A Assessoria Jurídica do SINDPESP adotará as medidas legais cabíveis para contestar e tornar sem efeito esse ato junto ao Poder Judiciário.
Além disso, o Governador Dória com tal iniciativa demonstrou total falta de reconhecimento e ingratidão com esses valorosos servidores que dedicaram a vida, exercendo suas relevantes funções em condições precárias, para proporcionar segurança à população e proteger a sociedade.
Finalmente, essa decisão agravará, ainda mais, o problema da criminalidade no Estado de São Paulo, na medida em que enfraquece os órgãos de segurança, expondo toda população a ação dos criminosos.
Raquel Kobashi Gallinati Lombardi
Presidente do SINDPESP