Nesta última semana o Sindpesp, representado pela diretora Juliana Ribeiro, se fez presente ao lado de Rodolfo Laterza e Fábio Vasconcelos, presidente e vice-presidente da Adepol do Brasil, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, para articular junto aos demais representantes da segurança pública e deputados federais projetos de interesse da Polícia Judiciária.
Foi aprovado o PL 1.078/2019 de autoria do deputado federal Delegado Antônio Furtado, sobre a destinação de bens apreendidos pelas autoridades policiais com maior desburocratização e rapidez, evitando acúmulo de materiais nas Delegacias de Polícia.
Outro projeto aprovado na Comissão de Meio Ambiente, foi o PL 6289/2019, que estabelece a atribuição das polícias no Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, possibilitando que os policiais lavrem autos de infração ambiental.
As entidades também aproveitaram a oportunidade para articular junto aos parlamentares sobre as emendas que amenizam os efeitos deletérios da PEC 32/2020 e solicitaram apoio para a Emenda global do Deputado Federal André Figueiredo que suprime grande parte dos dispositivos legais prejudiciais da PEC 32.
O Sindpesp e a Adepol do Brasil continuam atentos e na luta pelas prerrogativas dos delegados de polícia e profissionais da segurança pública do estado de São Paulo e de todo país.