Cerca de 60 alunos do 6º e 10º semestre do curso de Direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) participaram, na tarde desta quarta-feira (16/10), de visita monitorada à Acadepol, em São Paulo. A iniciativa, promovida pelo juiz, professor e idealizador do projeto “Magistratura para Todos”, Rodrigo Tellini, apresentou a estrutura e as atividades de formação dos policiais realizadas no departamento.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e a desembargadora Ivana David, foram convidadas por Tellini, que é ex-delegado de polícia, para ministrar palestra aos alunos sobre a carreira jurídica.
O diretor da Acadepol, Julio Guebert, participou da visitação e discorreu sobre a carreira policial, os cursos preparatórios e concursos.
Em sua fala, Raquel abordou a importância do delegado de polícia no Estado Democrático de Direito e no sistema de justiça criminal. “O delegado é um garantidor da legalidade e da Justiça, e trabalha sempre em busca da verdade possível dos fatos”, destacou.
Raquel completou ainda que “muitas vezes, provas que são consubstanciadas e materializadas e que instruem o inquérito policial, podem servir para incriminar ou inocentar. Somos responsáveis por fazer Justiça em um primeiro momento, com imparcialidade”, explicou.
Mais que um arcabouço teórico nos cursos de Direito, o processo de ensino e aprendizagem se reafirma com conceitos e práticas. A visita dos alunos à Acadepol é de extrema importância pois permite a vivência do funcionamento do departamento e evidencia aos alunos a importância do papel do delegado de polícia para a entrega de segurança pública de qualidade para toda a sociedade.
Projeto “Magistratura para Todos”
O “Magistratura para Todos”, idealizado por Tellini, oferece, gratuitamente, um curso preparatório para o concurso de ingresso na Magistratura voltado à população de baixa renda.
Tellini está entre os finalistas da 16ª edição do “Prêmio Innovare – Premiando Boas Práticas”, na categoria juiz. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.