ADPF realiza 4ª Simpósio Nacional de Combate à Corrupção

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) promoveu o 4º Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. Esta edição discorreu sobre os novos rumos no combate à corrupção e ao crime organizado; os rumos do Brasil após a Operação Lava Jato e a experiência italiana. Autoridades policiais e jurídicas federais ministraram palestras durante os dois dias.

Representando o SINDPESP, esteve a presidente Raquel Kobashi Gallinati. Pelo SINDPF SP e pela ADPF SP, esteve a presidente e diretora regional, respectivamente, Tania Prado.

Marcaram presença também o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o  diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo; o presidente da ADPF, Edvandir Felix Paiva; e o vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro; o diretor da ADPF BA, Rony Silva; o diretor da ADPF MS, Mário Nomoto; o diretor da ADPF RJ, Erick Blatt, entre outros.

Na conferência magna de abertura foram comentados os desafios atuais no combate à corrupção. As palestras do dia 22 abordaram assuntos relacionados ao mercado de combustíveis no Brasil, sistema de integridade e autonomia da Polícia Federal, acordos de leniência, programas de integridade e compliance, e os mitos e verdades sobre a operação Lava Jato. Ao final, houve o lançamento do livro “Crime.Gov”, escrito pelos delegados federais Jorge Pontes e Márcio Anselmo, e sessão de autógrafo com os autores.

Abrindo o ciclo de discussões do segundo dia, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o adido da Guardia Di Finanza da embaixada da Itália no Brasil, Francesco Fallica, e falaram sobre “Operação Mãos Limpas: a experiência italiana no combate à corrupção e à criminalidade organizada – uma reflexão necessária para o Brasil”. Por vídeo, participaram do painel o promotor da Operação, Antonio Di Pietro; o presidente da Seção Criminal da Corte de Cassação da Itália e um dos coordenadores da investigação italiana, Piercamillo Davigo; e os comandantes da Guardia Di Finanza da Itália, Giuseppe Zafarana, Federico Cafiero e Giovani Tartaglia.

Após cada exposição, os assuntos foram debatidos por autoridades convidadas para cada painel.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu