É com muito pesar que informamos o falecimento do diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e delegado aposentado, Dr. João Gilberto Pacífico. Com mais de 50 anos de história na Polícia Civil, ele nos deixou repentinamente neste sábado (03), no hospital Beneficência Portuguesa. O corpo foi transferido para a cidade de Jaboticabal e sepultado em Guariba.
Ingressou na instituição em 1965 como escrivão de polícia. Atuou nas Seccionais de São Carlos, Barretos e diretor do Presídio Especial da Polícia Civil. No DECAP, assumiu a titularidade de diversos distritos, além da Delegacia do Idoso. Trabalhou no Departamento de Homicídios como titular da equipe A, onde foi premiado por seis vezes com o troféu Laudelino de Abreu.
Durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, foi convocado pelos parlamentares Bernardo Cabral e Ulysses Guimarães para integrar comissão, juntamente com outros dois delegados, para atuar na defesa e valorização da Polícia Civil e dos delegados de polícia. Este empenho resultou na inserção do artigo 144 no texto constitucional vigente.
Atualmente, Dr. João Gilberto estava à frente da diretoria do SINDPESP como 2º tesoureiro, mas também passou pela ADPESP como diretor. A classe tem uma dívida histórica com o nosso colega pelo quanto e muito ele, entre outros colegas abnegados trabalhou em 1988, no Congresso Nacional, que resultou na constitucionalização da figura do Delegado de Polícia e do inquérito policial. Infelizmente o PSDB logo após revogou o art. 241 que nos dava isonomia com as demais carreiras jurídicas.
Agradecemos imensamente o tempo de convivência com o Dr João Gilberto e, principalmente, por sua dedicação no sindicato. Ele sempre será lembrado por nós pelo seu profissionalismo, lealdade e competência.
Deixamos os mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.