A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Kobashi Gallinati, participou do programa de variedades Olga, apresentado por Olga Bongiovanni, ao vivo, na tarde desta terça-feira (09/07).
A violência doméstica e o feminicídio foram os temas desta edição. Durante a entrevista, de aproximadamente 15 minutos, Raquel comentou a importância do acesso à informação para o encorajamento das mulheres e maior visibilidade dos casos de violência.
“Hoje, as mulheres sabem que qualquer tipo de violência não é comum. Apesar da cultura ainda ser muito arcaica nos países da América Latina, sabemos que existe mais acesso à informação para poder denunciar. E obviamente o leque de proteção, inclusive no âmbito da legislação, aumentou”, disse Raquel.
A presidente do SINDPESP informou ainda sobre a categoria em que o feminicídio se encontra na lei brasileira. “Ele está no nível de crimes hediondos, homicídio qualificado. E a pena chega de 12 a 30 anos de prisão. Existe uma maior rejeição da própria sociedade em não ficar calada”, completou.
O deficit de 14 mil policiais civis e a necessidade urgente de novos concursos também foram abordados pela presidente do SINDPESP. “Há a necessidade de abertura de concursos e investimento na Polícia Civil para que possamos ter estrutura para combater efetivamente essa violência”, explicou.
Foram abordadas ainda questões salariais dos delegados de polícia, punições para agressores e o papel do Estado na entrega dos direitos sociais.