As diretorias do Sindicato e da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP e ADPESP) estiveram reunidas com a deputada estadual Janaína Paschoal, na Assembleia Legislativa de SP (Alesp), para tratar de temas como o fortalecimento da Polícia Civil e aperfeiçoamento da segurança pública no estado. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (03/07) e faz parte de um cronograma de visitas aos deputados estaduais da Alesp na tentativa de estreitar os laços e garantir melhores condições de trabalho aos delegados paulistas.
Recentemente, a Alesp aprovou o projeto de lei 532/2019, de autoria do deputado Delegado Olim, que cria o Fundo Especial para o Combate do Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (FEPCCOLD). O PL prevê a destinação de bens e valores provenientes da prática de crimes de lavagem de dinheiro para a polícia. Esta era uma das 10 medidas propostas pelo SINDPESP e ADPESP para modernizar a Polícia Civil.
Mesmo assim, as lideranças reforçaram os itens do documento que ainda não foram colocados na pauta de discussão dos deputados.
Além disso, o encontro abordou a situação de penúria salarial, desmotivadora estrutura de cargos, bem como o sucateamento total da Polícia Civil em São Paulo. Apesar da autorização do Governo Estadual em abrir novos concursos para preencher parte dos cargos vagos na Polícia Civil, as entidades ressaltaram que há necessidade de contratações urgente para cobrir a defasagem. No estado de São Paulo, segundo o defasômetro do SINDPESP, faltam mais de 14 mil policiais.
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do SINDPESP, Gilberto de Castro Ferreira, o secretário-geral do SINDPESP e diretor da ADPESP, Arnaldo Rocha Júnior, o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita, e o diretor da ADPESP, Dario Nassif.