Na tarde desta terça-feira (28/05) foi ao ar na TV São Paulo uma nova edição do programa “Segurança Pública em Debate”. O tema abordado foi “Violência contra a mulher no ambiente cibernético”, e contou com a participação da presidente do SINDPF SP e diretora da ADPF, Tania Prado, e da desembargadora do TRT- 2, Leila Chevtchuk.
Leila iniciou o debate falando sobre o ‘Revenge Porn’, ou seja, pornografia de vingança, que é a exposição de fotos ou vídeos íntimos sem autorização da vítima. “Essa exposição de vídeos e fotos ocorre com mais frequência com as mulheres, por questões culturais. Acredito que nós somos culturalmente machistas e isso é algo enraizado, que tende a culpabilizar a vítima muito mais do que o agressor. A vítima não se sente legitimada para fazer valer os seus direitos porque sabe que será vista como culpada”, explicou.
Tania destacou que esse crime é muito comum entre adolescentes e, na maioria das vezes o rapaz, por não aceitar o fim do relacionamento, faz questão de macular a imagem da moça.“Quando esse tipo de crime acontece na fase da adolescência, os danos podem ser mais severos e abalam muito o psicológico da vítima. Já vi meninas que tiveram que mudar de cidade pois a repercussão foi muito grande onde moravam”, completou.
O programa vai ao ar no seguintes canais e horários:
Segunda-feira: Marília (20h, canal 15 NET); Cubatão (10h, canal 11 NET e 8 Digital).
Terça-feira: TV Guarulhos (17h30, canal 3 da NET para quem mora em Guarulhos); TV São Paulo (18h, canal 9 da NET, 8 e 186 da VIVO); TV Bertioga (18h, canal 11 NET e 8 VIVO); TV Peruíbe (21h, canal 11 NET e 8 VIVO).
Quarta-feira: Jaú (14h, canal 15 NET); Cubatão e Marília (20h, canal 11 e 15 NET – Reprise).
Sexta-feira: Jaú (11h, canal 15 NET – Reprise).
Sábado: TV Americana, Araras, Hortolândia, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santa Bárbara DOeste, Sumaré, Nova Odessa (20h30, canal 8 NET e 99 Digital); Jaú (19h30, canal 15 NET – Reprise).
Domingo: TV Santos, São Vicente, Praia Grande (10h, canal 11 NET); Jaú (17h, canal 15 NET – Reprise).
A íntegra do “Segurança Pública em Debate” também pode ser vista acessando:
– Perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp)
– Canal do “Segurança Pública em Debate” no Youtube (www.sindpesp.org.br/segurancapublicaemdebate) ou (youtube.com/segurancapublicaemdebate)
– Site do SINDPESP (https://sindpesp.org.br/seguranca.asp)