No último sábado (18 de maio), Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual Infantil, aconteceu a etapa Brasília da “Corrida e Exposição Federal Kids”, uma ação social idealizada pelo delegado de polícia federal Clayton Bezerra e realizada pela Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, pelo SINDPF RJ, pela Fundação Brasileira de Ciências Policiais e pelo SESC. O evento visa discutir o crime de pedofilia e as formas de prevenção.
Com o tema “Todos Juntos com a Polícia Federal no Combate à Pedofilia”, o movimento contou com a participação de crianças e familiares que passaram o dia conhecendo atrações do local e visitando exposições sobre o tema. Além disso, policiais civis e federais, e autoridades políticas, como a vereadora de Goiânia Priscilla Tejota, e a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, marcaram presença na caminhada social.
De acordo com o delegado federal Clayton Bezerra, “o evento promove o combate à pedofilia, unindo a sociedade e a Polícia Federal em um grande movimento nacional de conscientização.”
Dados da organização da Federal Kids apontam que o crime que vêm crescendo exponencialmente, principalmente com o auxílio da internet, e que a maioria dos abusadores possui algum vínculo com a família da vítima e influência sobre a criança. Por não existir um perfil definido, a prevenção é uma das maneiras que combater a prática do crime.