A Câmara Municipal de São Paulo entregou, na tarde de quinta-feira (16/05), o Título de Cidadão Paulistano ao ex-delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Masataka Ota. O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), delegado Mauro Marcelo, acompanhou a homenagem.
Delegado há 26 anos, Marcos Carneiro Lima trabalhou na área de Homicídios e Antissequestro, passou pela Corregedoria da Polícia Civil e foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (DEMACRO). Na Delegacia Geral, ficou no biênio de 2012-2013.
O delegado foi responsável por solucionar o caso do filho do vereador Ota, Ives Yoshiaki Ota, em 1997, morto aos 8 anos após ser sequestrado por criminosos dentro de sua casa, na zona leste de São Paulo.
O delegado participou ainda da investigação do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, no começo dos anos 2000.
“É uma grande alegria pois o policial não espera reconhecimento. E quando vem, é importante por que não fica somente na figura do homenageado, mas estende-se a toda Polícia Civil do estado de São Paulo”, declarou Marcos.