Os 34 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) foram celebrados em uma sessão solene nesta sexta-feira, 10 de maio, no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de São Paulo. A homenagem, promovida pelo deputado estadual, Delegado Olim, contou com a presença de centenas de autoridades políticas, delegados, policiais civis, militares, guardas metropolitanos, e presidentes e diretores dos CONSEGs de todo o estado.
Os Conselhos Comunitários foram criados através do decreto estadual 23.455, de 10 de maio de 1985, pelo então governador de São Paulo, Franco Montoro. A celebração anual deve-se a lei nº 11.656, de autoria do ex deputado, Romeu Tuma Junior, na 15ª Legislatura. Atualmente, os 700 CONSEGs existentes no estado contam com a parceria entre as polícias Civil, Militar, Científica, Guarda Metropolitana e a população, e atuam como um canal a mais para que os problemas da segurança pública sejam resolvidos de forma eficiente e eficaz.
O Delegado Olim frisou durante a abertura da homenagem a importância da união entre as forças policiais para que a sociedade possa ter uma segurança de qualidade, e ressaltou a luta pela valorização salarial das polícias. “Trabalharemos sempre para conseguirmos uma sociedade mais segura. Mas contamos com o compromisso e o apoio do governador de São Paulo para que possamos ter os melhores salários do Brasil”.
Ainda sobre os baixos salários, o deputado elogiou a gestão do ex-líder do Executivo Paulista, Franco Montoro, na presença do filho que compôs a mesa de honra, Ricardo Montoro. “Ele deu dignidade às polícias. Na época, chegamos ao patamar de melhor remuneração do país”, relembrou Olim.
Raquel Kobashi Gallinati e Gustavo Mesquita, presidentes do SINDPESP e da ADPESP, foram parabenizados pela presença na sessão e pela atuação nas entidades dos delegados de polícia. Em 2017, o sindicato promoveu o “Amigos da Polícia Civil”, projeto em parceria com a coordenadoria geral dos CONSEGs para discutir dicas de prevenção contra crimes eletrônicos sequestro relâmpago.
Evaldo Roberto Coratto (Magrão), o coordenador dos Conselhos Comunitários há sete anos, esteve presente em todos os encontros organizados pelo SINDPESP e em discurso emblemático, relatou o desafio das diretorias regionais em entregar cidadania e segurança pública à sociedade. “Estamos passando por um período complicado na economia, e por isso, a todo momento precisamos buscar alternativas. Problemas como falta de viatura, de efetivo, de materiais básicos, me entristecem. Ficamos nos perguntando como e o que podemos fazer para estarmos mais próximo da população se não temos recursos e nem mecanismos. Os CONSEGs precisam ser mais vistos pelos nossos representantes”, destacou Evaldo.
“Para esta solenidade de hoje, recebemos um apoio impecável. Nosso desejo é valorização das pessoas, dos sete mil voluntários que apoiam as forças policiais. Para o ano que vem, que a homenagem a todos que compõem o CONSEG seja ainda maior”, disse o coordenador dos Conselhos.
Entre as autoridades presentes, estiveram o deputado estadual, Adalberto Freitas, representando o Delegado Geral, Ruy Ferraz Fontes, o delegado de polícia, Joaquim Alves, o secretário-geral de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues, e o coordenador do Consegs Decap Demacro, Silvio Ferreira.