Delegados civis e federais, demais autoridades do Poder Judiciário, e representantes de entidades de classe, prestigiaram na noite de quinta-feira, 04 de abril, a cerimônia de abertura do “III Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (FONAJUC)”, no Edifício MMDC, região central da capital paulista. O evento, que acontece até o dia 6 de abril, abordará temas sobre combate à corrupção e sistema de justiça criminal.
Raquel Kobashi Gallinati representou o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Junto dela, estiveram o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita, a presidente do SINDPF SP e diretora da ADPF, Tania Prado, a desembargadora do TJSP, Ivana David, e representando o superintendente da Polícia Federal, o chefe da Delegacia de Crimes Institucionais da Superintendência da PF em São Paulo, Marcelo Salum.
Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Código Penal Comentado – Tomo I – Crimes Patrimoniais”, coordenado pela juíza Larissa Pinho de Alencar Lima e pelo juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo. Em seguida, a juíza Denise Frossard, magistrada que condenou 14 contraventores e membros do crime organizado em 1993, recebeu a homenagem do Prêmio de Boas Práticas.
A mesa de honra foi composta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes; representando o Conselho Nacional de Justiça, o assessor da presidência, Rodrigo Capez; o corregedor-geral da justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Artur Marques; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil de Alcantara Videira; o presidente da Associação Paulista de Magistrados e coordenador do Fórum Permanente de Carreiras de Estado (FOCAE-SP), Fernando Bartoletti, entre outras autoridades e representantes de entidades de classe.
O ministro Alexandre de Moraes ministrou a palestra sobre Poder Judiciário, que encerrou a cerimônia de abertura do FONAJUC.