A evolução dos grupos especiais da Polícia Civil do Estado de São Paulo

A seção “Palavra de Delegado” do site do SINDPESP traz o artigo “A evolução dos grupos especiais da Polícia Civil do Estado de São Paulo”, escrito pelo professor de delegado de polícia Marcelo de Lima Lessa.

No Estado de São Paulo, até o final da década de sessenta, o policiamento de rua (o chamado radiopatrulhamento), era supervisionado pela Polícia Civil, através da 6ª Divisão Policial. Com a edição do Decreto-Lei Federal n° 667, de 2 de julho de 1969, o policiamento ostensivo passou a ser exclusivamente executado pelas recém-criadas polícias militares, remanescendo, à Policia Civil paulista, as chamadas rondas especializadas.

Até então não tínhamos grupos especiais na Polícia, mas sim algumas equipes autônomas com a função de emprestar apoio as viaturas de rádio-patrulha, principalmente nas situações que escapassem do controle dos patrulheiros, os quais, por certo, eram preparados apenas para o atendimento de ocorrências convencionais.

Assim sendo, seria deveras injusto falarmos sobre os atuais grupamentos especializados da Polícia Civil sem mencionarmos um pouco da história daquelas lendárias equipes que, sob a égide de siglas já esquecidas pelo tempo, serviram de base para a concepção das atuais unidades de elite da nossa Instituição. Destarte, mesclando o passado com o presente, façamos então um resumo sobre a importante e pouco conhecida história dessas unidades, até para que os seus atuais integrantes saibam um pouco sobre a tradição delas.

Leia na íntegra: https://bit.ly/2rnWHtV

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu