Na noite de terça-feira, 23 de setembro, a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, acompanhou o debate entre os candidatos ao Governo do estado, promovido pelo SBT em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL de notícias. Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB) disputam o segundo turno das eleições para o Executivo Paulista que acontecerá no próximo domingo, 28 de outubro.
Ambos reafirmaram as propostas de segurança pública que foram discutidas com as entidades de classe ao longo dos últimos meses. Doria defendeu que é necessário uma articulação com a bancada paulista na Câmara dos Deputados para aprovar projetos considerados importantes à segurança pública, como a redução da maioridade penal para 16 anos, a proibição de saídas temporárias de presos e a adoção de drones para auxiliar os trabalhos das polícias Civil e Militar.
Márcio França reforçou que, se vencer a eleição, fará dos policiais paulistas os mais bem pagos do país, com exceção dos profissionais do Distrito Federal que tem as suas tropas remuneradas com recursos do governo federal. Ele também prometeu adotar o programa de “alistamento civil”, onde 80 mil jovens de 18 anos, dispensados do serviço militar obrigatório, receberiam uma bolsa de R$500 mensais para prestar serviço social de assistência às policiais, evitando que o mesmo ingresse na criminalidade. França comentou ainda que não fará reformas na Previdência dos servidores paulistas.
Nas considerações finais, o candidato do PSDB criticou o compartilhamento de notícias falsas durante as campanhas eleitorais. Doria ressaltou que fará investimentos em tecnologia, e defendeu adotar um amplo programa de desestatização a fim de gerar empregos, movimentar a economia e ampliar o caixa público estadual.
Já Márcio França ressaltou que “as eleições de 2018 “não serão de partidos políticos, mas de indivíduos” e pediu voto pela “verdade”. O candidato do PSB salientou ainda sua trajetória como prefeito de São Vicente (SP), deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo desde abril.