O Fórum Permanente das Carreiras do Estado – São Paulo (FOCAE-SP) promoveu na manhã desta terça-feira, 11 de setembro, um encontro com candidatos a deputados estaduais e federais pelo Estado de São Paulo. O evento deu continuidade ao movimento lançado no início do mês para o fortalecimento do serviço público.
Promovido no auditório da Associação dos Agentes Fiscais e de Renda do Estado de São Paulo (Afresp), o objetivo do encontro foi assegurou o compromisso dos candidatos em prol dos objetivos comuns do FOCAE-SP: garantir a importância do serviço público de excelência para a população, defender o aprimoramento dos serviços prestados pelas carreiras de Estado e enfatizar a necessidade de investimento dos serviços públicos.
O coordenador do Fórum e presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, afirmou que alguns setores da mídia têm direcionado o serviço público como o grande vilão do problema econômico e financeiro do país. “Isso não é verdade. É preciso desconstruir o mito de que a redução do Estado é necessária para recuperar a economia, com a consequente redução do serviço público”, ressaltou.
Representando a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, a diretora Juliana Ribeiro compôs a mesa principal do evento e reafirmou a importância do discutir um serviço público de qualidade com candidatos que serão nossos representantes do Legislativo Estadual e Federal. “As entidades vêm a muito tempo lutando pela valorização do serviço público. Ao mesmo tempo em que a sociedade espera que órgãos públicos combatam a corrupção e o crime organizado, esses mesmos órgãos não defendem e não veem a importância do investimento na Polícia Civil, por exemplo”, ressaltou a presidente.
Ao apresentar o candidato Maurício Freire, ela destacou a responsabilidade principal do Executivo Paulista com a instituição. “A missão da Polícia Civil está ligada ao combate à corrupção e ao crime organizado. Se o Estado quer realmente resolver o problema da segurança pública, ele deve sim, investir na Polícia Civil e em todo o serviço público de São Paulo”, finalizou.
Os candidatos a deputado federal e estadual tiveram a oportunidade de ressaltar suas bandeiras políticas e assinar a carta de compromisso. Nesse documento, eles assumiram o compromisso de que, vão apoiar o serviço público, observando as seguintes diretrizes:
“1. Defender medidas para o aprimoramento dos serviços públicos visando promover o atendimento efetivo e de excelência para toda a população;
2. Apoiar e propor emendas orçamentárias que possibilitem o preenchimento dos cargos vagos nos quadros das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;
3. Rejeitar propostas legislativas que atentem contra atribuições e funções inerentes aos cargos das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;
4. Defender a realização de concursos públicos, a estruturação dos equipamentos e meios bem como a capacitação permanente dos servidores públicos em atendimento ao interesse público, ampliando-se o combate à sonegação fiscal e à corrupção;
5. Defender, na reforma da previdência, a manutenção das normas de transição existentes e que asseguram a estabilidade dos direitos previdenciários vigentes dos servidores públicos, bem como dos inativos, e de seus pensionistas;
6. Apoiar a participação de servidores públicos das carreiras de Estado no exercício de funções estratégicas na Administração Pública.”
Participaram do encontro do FOCAE-SP os candidatos a deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP-SP), Caio Miranda Carneiro (PSB-SP), Daro Piffer (PPL-SP), Delegado Maurício Freire (PSD-SP), Fernando Capez (PSDB), Ji Na Park “Mônica” (AVANTE-SP), José Gozze (PSB-SP), Marcus Dantas (PSL-SP), Renato Reichmann (PSDB-SP), Gilvandro Jose (PODE-SP) e Mauricio Freire (PSD-SP)
Dentre os candidatos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, participaram do evento o Coronel Camilo (PSD), Clélia Gomes (AVANTE), Kátia Torba (PHS), Pedro Kaká (PODE), Marco Vinholi (PSDB).
Enviaram também representantes ao evento o deputado federal Goulart (PSD-SP), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o deputado estadual Carlos Cezar (PSB).
Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal e candidata à reeleição, e João Gandini (PHS), candidato a deputado estadual, não comparecerem ao evento, mas se comprometeram com o projeto do FOCAE-SP. Luiza Erundina ainda enviou uma carta aos organizadores do evento. No documento, a candidata ressalta a importância do serviço público em favor da cidadania. O candidato Gandini enviou ao FOCAE-SP a carta compromisso assinada por ele.
Compuseram a mesa de trabalhos do FOCAE-SP, além de Juliana Ribeiro e Fernando Bartoletti, a diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/SP), Tânia Prado, o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), José Oswaldo Molineiro; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Marcos Nusdeu; o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos, Augusto Barbosa, o vice-presidente da Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Aafitsp e Sindaf/SP), Rafael Rodrigues Aguirrezábal; o tesoureiro do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafresp), Guilherme Jacob; o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo, Luiz Ordas Lorido; e Mauro Silva, representando a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). A vice-presidente da Apamagis, Vanessa Ribeiro Mateus, encerrou o evento, em nome de Fernando Bartoletti.