SINDPESP, ADPESP E SINDPF SP, representados por seus presidentes e diretores, encontraram-se hoje com o Delegado de Polícia Marcelo Zompero, assistente da Delegacia Seccional de Andradina, distante 600 km da Capital. A reunião foi na sede da ADPESP e teve como motivo principal a defesa incondicional da independência funcional do Delegado de Polícia.
O Dr. Marcelo prendeu em flagrante, por crime ambiental, o prefeito da cidade de Murutinga do Sul, Gilson Pimentel (PSDB), no último dia 13. Além dele, foram presos um fiscal e três funcionários da limpeza pública da prefeitura. Um inquérito instaurado após a CETESB registrar dois boletins de ocorrência contra a prefeitura mostrou indícios claros de despejo de lixo em área interditada pela agencia. Em decorrência do inquérito conduzido por Zompero, o Ministério Público ajuizou ação civil pública contra o prefeito, em função da infração ambiental criminosa, e já concedeu liminar que proíbe, definitivamente, o descarte de lixo no aterro, sob multa de R$10 mil por dia.
Os presidentes Gustavo Mesquita Galvão Bueno, da Associação, Raquel Kobashi Gallinati, do Sindicato, e Tânia Prado, do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo, defenderam a independência funcional do delegado, que prossegue investigando o caso, após relaxamento da prisão do prefeito.
Em fala exclusiva, Zompero descreveu os fatos que antecederam a prisão. “O aterro já estava sobrecarregado. A cada coleta feita, o prefeito descarregava de 4 a 5 toneladas de lixo de forma irregular. Os engenheiros responsáveis foram ao local, verificaram o ocorrido e, ao registrarem boletim de ocorrência, esclareceram que tudo foi feito para que a irregularidade fosse impedida, restando apenas a interdição, pena máxima prevista pela CETESB”, explicou.
As entidades de classe dos Delegados de Polícia Civil e Federal reiteram que a ação do Dr. Marcelo cumpriu rigorosamente o que versa a Constituição sobre a independência funcional do Delegado de Polícia, razão pela qual não aceitam, sob nenhuma hipótese, qualquer tentativa externa de influenciar as decisões da autoridade policial.
Cabe ressaltar que o Delegado de Polícia é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão numa sociedade democrática.
Também estiveram presentes no encontro o secretário-geral da ADPESP, Fernando David de Melo Gonçalves, o Diretor de Mobilização, Logística e Assuntos Profissionais da ADPESP e secretário-geral do SINDPESP, Arnaldo Rocha Junior, o tesoureiro do SINDPESP, Emiliano Chavez, o vice-presidente da ADPESP, Abrahão José Kfouri Filho e o tesoureiro da ADPESP, Rodrigo Lacordia.