A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita, e a presidente do SINDPF-SP, diretora da ADPF-SP e delegada federal, Tania Prado, participaram, nesta terça-feira, dia 05 de junho, de um debate no programa “Clipping Eletrônico”. A edição foi exibida ao vivo na TV Câmara São Paulo e durou 50 minutos.
Raquel falou sobre as atribuições constitucionais da Polícia Judiciária paulista desde quando foi criada, o nascimento da carreira do delegado de polícia, a defasagem salarial da categoria, o cenário em que a Polícia Civil executa suas atividades, citando o exemplo das estruturas precárias das delegacias. A presidente comentou a respeito do déficit de efetivo em todo o estado e como a falta de investimento em segurança pública pode afetar outros direitos sociais da população.
Um assunto importante abordado no debate foi a intenção do governador Márcio França de transferir a Polícia Civil para a pasta da Justiça e Defesa da Cidadania.
Gustavo Mesquita explicou que tal mudança deixaria a instituição mais próxima de sua vocação constitucional, que é a de ser a porta de entrada no sistema de Justiça Criminal. Tania Prado apoiou a projeto para São Paulo e comparou com a situação da Polícia Federal, que inicialmente, estava inserida no Ministério da Justiça e, agora, faz parte do Ministério de Segurança Pública, criado em fevereiro deste ano.
O programa “Clipping Eletrônico” é transmitido ao vivo às terças e quintas nos canais Canal 61.4 (aberto digital – 24h) e a cabo 7 (digital) NET.