As diretorias-executivas da Associação e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp e Sindpesp) entregaram hoje ao governador Márcio França uma pauta com 10 reivindicações da categoria e das carreiras policiais civis. No encontro, no Palácio dos Bandeirantes, o governador França anunciou que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei complementar (PLC) com a transferência da Polícia Civil e da Polícia Científica para a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
As reivindicações beneficiam delegados da ativa e aposentados e as demais carreiras policiais. São medidas previstas em lei, que contam com reconhecimento do Judiciário, cuja aprovação depende apenas da vontade política do governador França.
Além do deslocamento da Polícia Civil para a pasta da Justiça, as entidades reivindicam incremento escalonado do ADPJ (Adicional por Direção de Polícia Judiciária) e a regularização da GAT (Gratificação de Acúmulo de Titularidade), a que os delegados fazem jus quando respondem por mais de uma unidade policial.
A pauta inclui ainda a correção do valor do vale-alimentação, paridade e integralidade nos proventos de aposentadoria, com promoção à classe superior no ato da publicação, além de adicional noturno e banco de horas.
A autorização para pagamento da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (DEJEC) e a incorporação de vantagens, como horas-aula da Acadepol e comissionamentos, no salário-base também integram a lista de reivindicações, que o governador prometeu analisar.