Na tarde desta segunda-feira, 11, aconteceu no auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o ato solene em comemoração ao Dia do Delegado de Polícia e o lançamento oficial do livro “Garantias Institucionais do Delegado de Polícia e o exercício da soberania estatal”, coordenado pelo Sindpesp. O evento foi organizado pelo Deputado Delegado Olim e contou com a presença de personalidades importantes da área jurídica, política e policial.
A mesa principal foi composta pelo Deputado Estadual Delegado Olim; Deputado Estadual Milton Vieira; a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati; o Dr. Luiz Fernando Camargo da Cunha Lima, representando o Delegado Geral de Polícia, Youssef Abou Chahin; a juíza substituta em segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David; o presidente eleito da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Gustavo Mesquita; a diretora da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal, regional São Paulo, Tânia Prado; ex-delegado geral de polícia e vice-presidente eleito da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Abraão José Kfouri e o advogado criminalista, integrante do Conselho Federal da OAB, Luiz Flavio Borges DUrso.
Após a composição da mesa principal e a execução do hino nacional, os integrantes foram convidados, um a um, a cumprimentar os presentes e saudar os homenageados do dia.
Olim falou sobre a atuação da Polícia Civil, em especial, dos delegados, no maior estado da Federação. “Nós, de São Paulo, somos os melhores do mundo. Ter uma carreira jurídica é ter o dom de gostar do que faz e estar ao lado daquele a quem precisa”, disse.
Raquel agradeceu a presença de todos os convidados, articulistas da obra, componentes da mesa e colegas de profissão, e direcionou sua fala aos homenageados: “Escolhemos os colegas não pelo cargo mas pelo brilhantismo, pela iniciativa de enaltecerem e enobrecerem a carreira dos delegados de polícia e a Polícia Civil”, concluiu.
O novo presidente eleito da Adpesp, Gustavo Mesquita, discursou sobre a falta de recursos, tanto humano, quanto material, a que o Governo sujeita a instituição. “Poderíamos fazer mais, mas fazemos muito com o pouco que temos. E, por isso, somos umas das melhores Polícias Civis da América Latina”, destacou.
Kfouri foi contundente ao destacar o desejo para que aumente a participação dos delegados em lutas da própria categoria. “A meta maior é fazer com que recrudesça. Nosso desafio será assoprar a brasa para que a classe reaja”, previu.
Todos os componentes da mesa principal fizeram uso da palavra. Em seguida, entregaram placas de homenagem a delegados que, com outros colegas e suas equipes, trabalharam na execução da missão constitucional da polícia civil no ano de 2017.
Além dessas, outras quatro placas foram destinadas ao professor da FGV e especialista em Segurança Pública, Rafael Alcadipani, à desembargadora Ivana David, a Abrahão Kfouri e ao deputado Olim. Essas personalidades contribuíram para a construção de uma nova polícia judiciária e mereceram a simbólica homenagem do Sindpesp.
Durante o coffe break, servido ao final da solenidade, os autores Rogerio Medeiros Garcia de Lima, Leonardo Duque Barbarela, Rogério Santiago, Wenderson de Sousa Lima, Joaquim José Miranda Junior e Luiz Flavio Borges DUrso autografaram os exemplares que foram distribuídos gratuitamente aos presentes.
Homenageados
Alfredo Celso Mendes Gibelli – Delegado de Polícia Titular da 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia do DHPP
Fernando José Góes Santiago – Delegado de Polícia do 4° DP de Guarulhos
André Santos Legnaioli – Delegado Titular da DISE de Santo André
Fábio Pinheiro Lopes, Pedro Ivo Correa Luiz dos Santos, Vagner Alves da Cunha – 5ª Delegacia de Combate a Furtos e Roubos a Bancos da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio
Francine Maria Ribeiro Gonçalves – Delegada de Polícia de Mairiporã
Luiz Fernando Zambrana Ortiz – Delegado de Polícia do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, o Dipo
Fernando Cesar Souza – Delegado da Unidade de Inteligência Policial do Demacro, Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo