Sindpesp estreia programa “Segurança Pública em Debate”

Com o tema “A Autonomia da Polícia Judiciária”, estreou nesta terça, cinco de dezembro, o programa “Segurança Pública em Debate”, realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, um espaço que levará aos telespectadores informações sobre os mais variados temas da segurança pública e o trabalho da polícia judiciária. No comando, o apresentador Adriano Moneta e a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati, dividem o estúdio com figuras importantes da área.

Nesta primeira edição, participaram do debate a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David e delegada da Polícia Federal e diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional São Paulo (ADPF-SP), Tania Fernanda Prado Pereira.

Na edição de estreia, Raquel Kobashi Gallinati abriu explicando a atuação da polícia judiciária e a necessidade de um trabalho autônomo: “A policia judiciaria é uma polícia de Estado e não de Governo. São necessárias autonomias administrativa, funcional e orçamentária para resguardar o próprio cidadão que deve ser investigado livre de qualquer tipo ingerência, seja política, social ou econômica. Isso é essencial num estado democrático de direito”, afirmou.

Durante o programa, as convidadas falaram da importância da autonomia sob o consenso de que é preciso valorização, fortalecimento e, principalmente, independência nas atuações. Para Ivana David, quem perde com a falta de autonomia é o cidadão: “Quando vemos uma polícia enfraquecida pela ausência de autonomia, principalmente financeira, fica prejudicada toda a busca de provas porque vai impactar na atuação nos limites do trabalho, com falta de viaturas, funcionário, perícia, de delegacias funcionando. A população tem que ter acesso à delegacia”, afirmou.

Sobre a Polícia Federal, Tânia Prado fez questão de apontar as dificuldades do trabalho da instituição. “Conforme o Governo tem uma diretriz nova, ele deixa de ter como prioridade a segurança pública. Em especial, na área de investigação, o Governo desidrata a polícia. Na Federal, até outro dia, não tínhamos dinheiro nem pra fazer passaporte e isso é a ponta do iceberg, porque no dia-a-dia não temos dinheiro para o combustível das viaturas”, denunciou.

O programa “Segurança Pública em Debate” é uma realização do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo com o apoio da TV Guarulhos e da ACESP, Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo. Irá ao ar às terças-feiras, às 17 horas, na TV Guarulhos, canal 9 da NET (para quem mora em Guarulhos), no perfil do Facebook do SINDPESP ( www.facebook.com/sindpesp ) e no canal do Youtube do SINDPESP ( www.sindpesp.org.br/youtube ). O programa também poderá ser assistido ao vivo pelo site da TV Guarulhos ( tvguarulhos3.com.br ).

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu