Sindpesp apoia evento da PF e debate as Operações Policiais

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Raquel Kobashi Gallinati, será a debatedora do tema “Operações policiais: investigação e execução”, do I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, evento que será realizado pela Associação dos Delegados de Polícia Federal Diretoria Regional São Paulo, com apoio do Sindpesp. A palestra, do delegado de Polícia Federal, Rafael Fernandes, será no segundo dia do evento, sexta-feira, dia 10 de novembro, às 15 horas, no Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, à Avenida José Maria de Faria, 111, no bairro da Lapa de Baixo, em São Paulo.

O I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção começa quinta, dia 9, às 14 horas, com a palestra “Organizações criminosas e mecanismos transnacionais de combate à lavagem de dinheiro. Uma perspectiva judicial do caso Panamá papers”, do desembargador federal Fausto De Sanctis. A presidente da ADPF, Tania Fernanda Prado Pereira, que também é a coordenadora do evento, será uma das debatedoras, ao lado de Joice Hasselmann, jornalista, âncora do programa  “Pingos nos Ís”, da Rádio Jovem Pan.

Às 15 horas, o tema será a “Sociedade da informação: Prova Digital e Investigação. Os desafios da revolução digital e a utilização das novas tecnologias”, com o advogado Coriolano de Almeida e os debatedores Erick Ferreira Blatt, delegado de Polícia Federal, e o advogado Leopoldo Ubiratan Carreiro Pagotto.

Às 16h20, haverá uma homenagem ao jurista Ives Gandra da Silva Martins, renomado jurista brasileiro com reconhecimento internacional, autor de mais de 40 livros individualmente, 150 em coautoria e 800 estudos sobre assuntos diversos, como direito, filosofia, história, literatura e música, traduzidos em mais de dez línguas, em 17 países.

Às 17 horas, haverá palestra com o tema “Cooperação Jurídica Internacional, crimes financeiros e corrupção transnacional”, do delegado de Polícia Federal Milton Fornazari Junior. O debatedor será Paulo Bilynskyj, delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Às 18 horas, o tema será a “Autonomia da Polícia Judiciária”, com o delegado de Polícia Civil de São Paulo, Francisco Sannini e a debatedora, a desembargadora do TJSP, Ivana David.

Às 19 horas, haverá o tema “A importância da necessária autonomia da Polícia Federal no combate à corrupção”, com o professor do programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Polícia (CESP/ANP/DPF) e do curso de Formação Profissional da Academia Nacional de Polícia (CEOF/ANP/DPF), delegado de Polícia Federal, Guilherme Cunha Werner. O debatedor será o delegado de Polícia Federal, José Marcelo Previtalli Nascimento.

Encerrando o primeiro dia de Simpósio, às 20 horas, haverá a palestra “Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças”, com o jurista Luiz Flavio Gomes. Os debatedores serão os delegados de Polícia Federal Rony Silva e Edvandir Paiva.

Para o primeiro dia do evento, o credenciamento começará ao meio dia e a abertura oficial será às 13 horas, com as autoridades presentes compondo a mesa de honra. No segundo dia, sexta, 10, o credenciamento ocorrerá no mesmo horário e os trabalhos serão iniciados às 13 horas.

Sexta-feira, dia 10 de novembro

A primeira palestra do dia ocorrerá a uma hora da tarde e o tema será a “Articulação interinstitucional no combate à corrupção”, com Hamilton Caputo Delfino, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado de São Paulo. Com ele, estarão o advogado e consultor jurídico Gustavo Justino de Oliveira; Roberto Viegas, superintendente da Controladoria Regional da União do Estado de São Paulo e o promotor de Justiça, Roberto Livianu. A mesa será presidida por Milton Fornazari Junior, delegado de Polícia Federal que atuou na Operação Lava-Jato.

Às 14 horas, o tema será o “Papel das medidas cautelares no combate à corrupção”, com o delegado de Polícia Federal Márcio Alberto Gomes da Silva. Os debatedores serão os delegados de Polícia Federal Luiz Carlos Cruz e Luís Vanderlei Pardi.

Às 15 horas, haverá a palestra em que a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati, será a debatedora e cujo tema será “Operações policiais: investigação e execução”, com o delegado de Polícia Federal, Rafael Fernandes Souza Dantas.

Às 16 horas, o tema será “Garantismo na investigação penal: uma visão prática”, com o delegado de Polícia Federal Eduardo Fontes. O debatedor será o delegado de Polícia Civil de São Paulo, André Ricardo Hauy.

Às 17h20, haverá uma das mesas mais importantes do Simpósio, por lidar com um assunto que vem sendo discutido há algum tempo e que suscita debates acalorados entre diversas instituições: a “Autonomia da Polícia Federal”. Participarão o professor da FGV, Rafael Alcadipani, o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP, Arles Gonçalves Junior, o delegado de Polícia Federal, Jorge Pontes, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral e o delegado de Polícia Federal, Edson Fábio Garutti Moreira.

Às 18h15, o tema da palestra será a “Colaboração premiada, acordo de leniência e compliance da Operação Lava Jato”, com Felipe Hayashi, delegado de Polícia Federal da Operação Lava-Jato, chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência Regional do Paraná. O debatedor será o delegado de Polícia Federal, Ulisses Prates.

Abrindo a última noite do Simpósio, haverá a palestra “Ficha Limpa – Uma história de Combate à Corrupção. Inovação: o aplicativo Mudamos”, com Luciano Caparroz Pereira dos Santos, advogado especialista em Direito Eleitoral, membro co-fundador e diretor do MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, tendo participado ativamente da elaboração do projeto e na efetivação da Lei da Ficha Limpa. O debatedor será o delegado de Polícia Federal, Adalto Machado.

Finalmente, às 20 horas, haverá a palestra “Organização criminosa e corrupção no Estado Democrático”, com Guilherme Souza de Nucci, desembargador da Seção Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nesta parte, os debatedores serão os delegados de Polícia Federal, Pablo Oliva Souza e Anderson Daura.

O Sindpesp apoia integralmente o I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção por entender que o momento atual é de suma importância para o país, bem como a valorização de suas polícias judiciárias. O trabalho que a Polícia Federal vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos é um exemplo a ser seguido por todas as polícias judiciárias estaduais. O Sindpesp entende que é preciso extirpar do seio da sociedade a semente da corrupção que privilegia o crescimento do crime organizado e fomenta ainda mais a sua entrada no âmago do Estado, além de prejudicar cruelmente a população, que fica à mingua no que se refere aos direitos mais básicos, como a segurança pública, a saúde, o transporte e a educação, já que o dinheiro que deveria ser investido é desviado pela corrupção.

Mais informações:

http://www.simposiocorrupcaosp.com.br/

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu