34 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança são marcados por homenagens em sessão solene promovida pelo deputado Delegado Olim, na ALESP

Os 34 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) foram celebrados em uma sessão solene nesta sexta-feira, 10 de maio, no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de São Paulo. A homenagem, promovida pelo deputado estadual, Delegado Olim, contou com a presença de centenas de autoridades políticas, delegados, policiais civis, militares, guardas metropolitanos, e presidentes e diretores dos CONSEGs de todo o estado.

Os Conselhos Comunitários foram criados através do decreto estadual 23.455, de 10 de maio de 1985, pelo então governador de São Paulo, Franco Montoro. A celebração anual deve-se a lei nº 11.656, de autoria do ex deputado, Romeu Tuma Junior, na 15ª Legislatura. Atualmente, os 700 CONSEGs existentes no estado contam com a parceria entre as polícias Civil, Militar, Científica, Guarda Metropolitana e a população, e atuam como um canal a mais para que os problemas da segurança pública sejam resolvidos de forma eficiente e eficaz.

O Delegado Olim frisou durante a abertura da homenagem a importância da união entre as forças policiais para que a sociedade possa ter uma segurança de qualidade, e ressaltou a luta pela valorização salarial das polícias. “Trabalharemos sempre para conseguirmos uma sociedade mais segura. Mas contamos com o compromisso e o apoio do governador de São Paulo para que possamos ter os melhores salários do Brasil”.

Ainda sobre os baixos salários, o deputado elogiou a gestão do ex-líder do Executivo Paulista, Franco Montoro, na presença do filho que compôs a mesa de honra, Ricardo Montoro. “Ele deu dignidade às polícias. Na época, chegamos ao patamar de melhor remuneração do país”, relembrou Olim.

Raquel Kobashi Gallinati e Gustavo Mesquita, presidentes do SINDPESP e da ADPESP, foram parabenizados pela presença na sessão e pela atuação nas entidades dos delegados de polícia. Em 2017, o sindicato promoveu o “Amigos da Polícia Civil”, projeto em parceria com a coordenadoria geral dos CONSEGs para discutir dicas de prevenção contra crimes eletrônicos sequestro relâmpago.

Evaldo Roberto Coratto (Magrão), o coordenador dos Conselhos Comunitários há sete anos, esteve presente em todos os encontros organizados pelo SINDPESP e em discurso emblemático, relatou o desafio das diretorias regionais em entregar cidadania e segurança pública à sociedade. “Estamos passando por um período complicado na economia, e por isso, a todo momento precisamos buscar alternativas. Problemas como falta de viatura, de efetivo, de materiais básicos, me entristecem. Ficamos nos perguntando como e o que podemos fazer para estarmos mais próximo da população se não temos recursos e nem mecanismos. Os CONSEGs precisam ser mais vistos pelos nossos representantes”, destacou Evaldo.

“Para esta solenidade de hoje, recebemos um apoio impecável. Nosso desejo é valorização das pessoas, dos sete mil voluntários que apoiam as forças policiais. Para o ano que vem, que a homenagem a todos que compõem o CONSEG seja ainda maior”, disse o coordenador dos Conselhos.

Entre as autoridades presentes, estiveram o deputado estadual, Adalberto Freitas, representando o Delegado Geral, Ruy Ferraz Fontes, o delegado de polícia, Joaquim Alves, o secretário-geral de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues, e o coordenador do Consegs Decap Demacro, Silvio Ferreira.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu