No último sábado, em sessão virtual, os senadores aprovaram o congelamento de salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dos membros dos 3 Poderes até dezembro de 2021, em função da pandemia de Covid-19. Trabalhadores das áreas de Saúde e da Segurança Pública não serão afetados pela medida.
O tema faz parte dos substitutivos aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020. O texto estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus.
A exclusão dos policiais desse congelamento de salários é resultado da união das entidades que defendem a segurança pública em todo o Brasil. É um reconhecimento, pelo Senado, do valoroso trabalho realizado pelas policiais, que, junto aos profissionais de saúde, estão na linha de frente do enfrentamento dessa pandemia.
O destaque que retirou as forças de segurança da medida de congelamento de salários partiu do senador Marcos do Val (Podemos/ES). O projeto agora retorna para a Câmara dos Deputados, onde deverá ser votado ainda essa semana.