A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Dra Raquel Gallinati, participou nesta sexta-feira (07/04/2017) do “I Fórum de Debates sobre a Segurança Pública no Estado de São Paulo”, evento promovido pela API Associação Paulista de Imprensa. Ela foi uma das primeiras a discursar no evento e denunciou mais uma vez o descaso do Governo do Estado de São Paulo com a Polícia Civil SP: “É preciso frear o processo de degradação a que a nossa polícia judiciária vem sendo submetida pelo Governo. Desvalorizar a Polícia Civil é ferir gravemente a política de segurança pública, já que somente por meio de uma investigação criminal de qualidade é possível retirar das ruas os criminosos, os bandos e quadrilhas que assolam a sensação de segurança da população”, disse.
Participaram do Fórum importantes nomes da segurança pública e colaboradores, como o Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo – Jose Roberto, o secretário de Justiça do município, Anderson Pomini, o Deputado Arnaldo Faria de Sá, além de representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana – São Paulo e sociedade civil.
Raquel denunciou em sua fala a ausência de delegados em 256 cidades paulistas e lembrou-se do colega morto na noite do dia 30 de março, numa estrada da região noroeste paulista, Dr. Davi Ferreira da Rocha, que acumulava mais de uma delegacia em cidades diferentes. Ela citou a falta de efetivo da Polícia Civil e o déficit de cerca de 9 mil cargos. “Qual a lógica de desmontar a estrutura da melhor polícia judiciária da América Latina? Por que estamos sendo tratados assim pelo Governo do Estado de São Paulo? A quem interessa reduzir o poder de investigação da Polícia Civil?”, perguntou de forma incisiva.
A presidente do SINDPESP já percorreu todas as Delegacias Seccionais do interior do estado para conhecer de perto a situação inaceitável da Polícia Civil não só em termos de falta de pessoal mas também na questão da estrutura. Há muitas delegacias em péssimo estado. Na semana que vem, segunda, dia 10, o SINDPESP começa uma nova rodada de visitas, desta vez, nas seccionais do Demacro, iniciando por Guarulhos e Mogi das Cruzes. #ForumdeSegurançaPública #API