Representantes das associações e sindicatos que compõem o FOCAE-SP (Fórum Permanente das Carreiras de Estado), entre eles a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, reuniram-se, nesta terça-feira (26/11), com o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado Cauê Macris, com o objetivo de esclarecer as inconsistências que constam no projeto de reforma da Previdência estadual (PEC 18/19), em tramitação célere na Casa.
Foram abordadas questões referentes à possibilidade de migração para o regime complementar; direito adquirido; nova alíquota; e prazo mínimo para avaliação do pedido de aposentadoria voluntária.
Na reunião, Macris sinalizou que alguns pleitos referentes ao regime especial que abarca a Polícia Civil estão sendo analisados, e que podem vir a ser contemplados. Entretanto, a continuidade da mobilização é imprescindível para a concretização e sucesso da empreitada.
A reunião aconteceu um dia após o cancelamento por falta de quórum do Congresso de Comissões, que reúne membros e presidentes das comissões que analisam os projetos da reforma da Previdência estadual. A expectativa é que o congresso seja novamente convocado nesta quarta-feira (27).
Participaram da reunião o presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), Fernando Bartoletti; membros da diretoria da APMP (Associação Paulista do Ministério Público), o presidente Paulo Penteado e o diretor 1º tesoureiro Renato Kim Barbosa; e os presidentes da Apadep (Associação Paulista de Defensores Públicos), Augusto Barbosa; da Apesp (Associação de Procuradores do Estado de São Paulo), Marcos Nusdeo; da Afresp (Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo), Rodrigo Spada; e da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Gustavo Mesquita.